Exames, Novidades, Tratamentos

Retinografia em Teresina: um guia completo sobre este exame oftalmológico

Retinografia em Teresina: um guia completo sobre este exame oftalmológico

Ao irmos a um consultório oftalmológico, o médico especialista poderá nos pedir exames para mapear os olhos e identificar algumas doenças oculares que se encontram na parte de trás do olho. Um destes exames é a retinografia. 

Ela serve para mapear a retina e auxilia no diagnóstico e acompanhamento de alguns problemas oculares como o glaucoma, retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, degeneração macular relacionada à idade, entre outros. 

Vamos explicar como funciona os processos do exame, a importância dele para a detecção de doenças oculares e onde encontrar para fazer Retinografia em Teresina na Clínica Tércio Rezende. 

Você sabia que uma das principais queixas dos pacientes brasileiros é sobre doenças como, glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e outros? Com a ida frequente ou anual ao oftalmologista, é importante pois descobrimos preventivamente doenças que possam prejudicar o nosso dia a dia e nos levar até a cegueira.

A maioria destas enfermidades são silenciosas e os sintomas aparecem quando o estágio está avançado, piorando o quadro e tendo mais riscos de comprometer a sua rotina e independência. É por isso que os exames são importantes para tratar o quanto antes e obter o diagnóstico preciso. 

O que é a retinografia?

É um exame de imagem cujo objetivo é avaliar a área de trás dos olhos, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Além disso, não é invasivo e não causa dor. 

Basicamente, o aparelho chamado retinógrafo é composto por uma câmera fotográfica de alta tecnologia que capta imagens detalhadas em alta resolução dos nossos olhos e transfere isso para um computador. O médico oftalmologista seleciona as melhores imagens e imprime o resultado junto com o laudo na mesma hora em que é feito.

O exame auxilia o oftalmologista a observar partes do olho que não são observadas em um exame de rotina, como no caso, a retina.

Reprodução da imagem da retina usando o retinógrafo.

Reprodução da imagem da retina usando o retinógrafo.

Existem três tipos de retinografia, eles são:

Tomografia de coerência óptica: Utilizado para avaliar a espessura da retina e a presença de líquidos ou alterações na região. O paciente apoia a testa e o queixo na máquina e foca em um ponto de luz. Nisso, o equipamento irá emitir ondas luminosas que são refletidas pela retina. 

Angiofluoresceinografia: Aplica-se para a avaliação da circulação sanguínea na retina. Este equipamento é usado para fotografar e avaliar a retina enquanto um corante é injetado anteriormente na veia do braço para uma melhor visualização da circulação de sangue na retina.

Imagem da retina quando é feito a retinografia angiofluoresceínca

Imagem da retina quando é feito a retinografia angiofluoresceínca.

Retinografia com fundo de olho: Feito por um oftalmoscópio, o aparelho emite uma luz no olho e permite a  visualização da retina. O oftalmologista fotografa e avalia a retina através de imagens para um melhor diagnóstico.

Além destes três, que são comuns em diversos consultórios, ainda existem outros tipos desse mesmo exame para avaliar diversas estruturas da parte interna traseira do olho, como:

  • Retinografia red-free;
  • Retinografia angiofluoresceínca;
  • Retinografia colorida;
  • Retinografía periférica;
  • Retinografia de papila;
  • Retinografia estereoscópica da papilla;
  • Mosaicos (um tipo de montagem automática ou manual de diversas fotos da retina e estruturas da parte anterior do olho).

Estes exames podem ser retirados no formato digital via computador ou no formato analógico através de filmes e fotografias.

O formato digital é o mais usual no atual momento, graças a evolução da tecnologia onde podemos ver nitidamente imagens em 2D ou 3D e conferir melhor qual o melhor direcionamento no diagnóstico e tratamento de diversas patologias oculares.

Como é feita a retinografia?

Como mencionado anteriormente, o procedimento é simples, sem dor e dura alguns minutos. O paciente senta em frente ao retinógrafo, nome dado ao aparelho, que fotografa o fundo do olho com lentes de grande aumento. 

Geralmente a pupila é dilatada para que as imagens sejam captadas com mais clareza e definição. 

Mas porque é importante a realização da retinografia?

Este exame tem o objetivo de examinar o fundo do olho, incluindo a famosa retina. Esta estrutura ocular é muito importante para a nossa visão, pois as células sensíveis presentes em seu interior são responsáveis por captar a luz que entra no olho e transformar em sinais elétricos que são enviados ao nosso cérebro, permitindo-nos enxergar.

A retinografia é recomendada de acordo com a idade, o histórico familiar e de saúde, além dos sintomas do paciente relatados na primeira consulta. Com isso, o oftalmologista pode explicar detalhadamente e esclarecer todas as dúvidas do paciente em relação ao resultado do exame. 

Além disso, está em constante evolução com a tecnologia aplicada nos sistemas que o envolvem, sendo capaz de identificar não só doenças oculares e sim problemas em outros órgãos, como insuficiência renal por conta da diabetes e infarto miocárdio, por exemplo.

Imagem que representa o deslocamento da retina A retinografia pode diagnosticar doenças que podem deslocar a retina, por exemplo.

Onde fazer a retinografia?

Em Teresina, conte com a Clínica Tércio Rezende para o melhor da saúde dos seus olhos. Com estrutura preparada para atender diversos pacientes com dores diferentes, nosso espaço é feito para manter o conforto e a segurança para tratar os problemas oculares. Possuímos clínicas dispostas para te atender no Centro Sul, na Rua Gabriel Ferreira, 262, e no Jockey, na Avenida Senador Area Leão, 1480.

Somos especializados para tratar as principais doenças oculares com excelência, através da nossa equipe médica preparada para buscar o melhor tratamento e o melhor direcionamento para você entrar e sair com a certeza de que irá ver novos rumos em sua vida. 

Consulte nossas especialidades

Dispomos de diversos exames, inclusive a Retinografia. Confira nossa lista de convênios aceitos aqui e entre em contato via WhatsApp.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá ???? como
Podemos ajudar?