Quando sentimos alguma dificuldade ao enxergar, o oftalmologista solicita alguns exames para diagnosticar se há alguma doença ou um problema relacionado à saúde dos nossos olhos. Um destes exames é o Pentacam, que também é conhecido por Tomografia na Córnea.
Você sabia que 75% dos casos de cegueira são evitáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)? Isso significa que três a cada quatro pessoas poderiam ter evitado a perda de visão se recebessem ou tivessem o entendimento e a oportunidade de ir a uma clínica oftalmológica.
As principais doenças que causam a cegueira em adultos são a catarata e o glaucoma, que podem ser diagnosticadas graças ao Pentacam. Neste artigo, vamos entender melhor como funciona este exame e para qual finalidade ele é realizado.
Afinal, para o que serve o exame Pentacam?
É um exame onde é realizada uma tomografia óptica, que reproduz um modelo em 3D com imagens em alta resolução. Esta reprodução permite analisar as estruturas na região atrás do olho, como a córnea, o cristalino, a íris e os corpos ciliares.
Em menos de 1 minuto, são registradas, pelo menos, 100 fotografias para obter os melhores dados possíveis para a análise de patologias oculares.
Com o Pentacam, o médico oftalmologista pode diagnosticar doenças como:
- Catarata: doença em que a visão fica opaca, ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, em casos de surgimento na nascença ou fatores externos como exposição demasiada ao sol;
- Glaucoma: doença que atinge o nervo óptico dos olhos e envolve a perda de células da retina, que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Com o aumento da pressão intraocular surge o risco do desenvolvimento desta patologia;
- Ceratocone: patologia que afeta a estrutura da córnea, uma camada fina e transparente que recobre a frente do globo ocular. É uma doença hereditária e evolui lentamente. A principal característica é a redução da córnea onde ela é empurrada para fora, formando uma curvatura que lembra a de um cone;
- Astigmatismo: um tipo de erro refrativo em um determinado eixo, causando uma alteração na curvatura da córnea. O sintoma é quando entramos em uma condição em que as imagens ficam distorcidas, dificultando a identificação de coisas próximas ou distantes.
Além disso, o procedimento permite analisar mapas topográficos e tomográficos que fornecem dados para análise dos seguintes fatores:
- Medida da espessura da córnea;
- Volume e profundidade da câmara anterior;
- Densidade ótica do cristalino;
- Medição do ângulo da íris e da córnea;
- Grau de elevação das superfícies da córnea e das lentes intraoculares;
- Avaliações prévias da córnea;
- Dados para riscos e correções de doenças que causam a miopia, presbiopia, hipermetropia e astigmatismo.
Como é realizado o exame?
Para deixar claro, o Pentacam é rápido, não invasivo e sem dores. Após ser solicitado na primeira consulta pelo médico oculista, o paciente será levado para o local onde apoiará o queixo e a testa durante alguns segundos. Não é necessário a dilatação das pupilas.
Após isso, o paciente deve olhar fixamente para uma luz azul. O procedimento é realizado nos dois olhos pois é um exame comparativo. É recomendável que para quem usa lentes de contato, seja retirado de 2 a 5 dias antes da realização do exame. Logo após o Pentacam, pode utilizá-lo normalmente.
Normalmente é feito em pouco menos de 10 minutos e o paciente é liberado normalmente para as atividades diárias. Os dados coletados neste exame servem de base para realizar diagnósticos precisos e confiáveis, fornecendo o melhor tratamento para doenças que afetam a córnea e outras partes do lado anterior do olho.
Onde realizar o exame Pentacam?
A Clínica Tércio Rezende mantém a excelência no tratamento de doenças oculares desde 1975. Além disso, possuímos uma equipe dedicada para melhor te atender e realizar um tratamento adequado de acordo com seus anseios.
Prestamos assistência em diversas esferas de complexidade da oftalmologia, como:
- Cirurgia de Catarata;
- Retina;
- Plástica Ocular;
- Facorefrativa;
- Estrabismo;
- Tratamento Ocular;
- Procedimentos quimioterápicos;
- Glaucoma;
- Tumores;
- Pterígio;
- E muito mais.
Atendemos de forma particular e aceitamos diversos convênios como: Unimed, Camed, IPMT, IAPEP, ASSEFAZ, Bradesco Saúde, CAPESAÚDE, CASSI e outros. Confira a lista completa clicando aqui.
Cuide da saúde dos seus olhos em Teresina e região.