Doenças oculares podem surgir silenciosamente e quando diagnosticada pode estar em estágio avançado, uma delas é a catarata. Essa condição tem tratamento e você, beneficiário Cassi em Teresina pode agendar uma consulta para saber melhor como se cuidar, caso apresente sintomas da doença.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a catarata atinge 25% dos brasileiros com mais de 50 anos. Por ser uma doença que acomete as pessoas mais velhas, é necessário ter uma rotina de consultas com um oftalmologista para prevenir o avanço dela.
O que é Catarata?
A catarata é uma condição médica que afeta o cristalino do olho, lente natural responsável por focalizar a luz que entra pela retina.
O cristalino é uma estrutura opaca e transparente, mas com o envelhecimento e fatores, como exposição excessiva à luz ultravioleta, tabagismo, diabetes e uso de certos medicamentos, ele pode se tornar opaco e turvo.
O turvamento do cristalino resulta em visão embaçada e pode levar a uma diminuição significativa da acuidade visual.
Sintomas da Catarata
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependem, em parte, do estágio de desenvolvimento da catarata. Alguns dos sintomas mais comuns da catarata incluem:
Visão embaçada
A visão torna-se turva, como se olhássemos através de um vidro embaçado.
Dificuldade em enxergar à noite
A visão noturna pode ser especialmente prejudicada, com manchas e deslumbramentos ao redor do seu campo de visão.
Sensibilidade à luz
A pessoa com catarata pode tornar-se mais sensível à luz intensa, tornando difícil a exposição a luz solar forte ou luzes brilhantes.
Perda de contraste e cores desbotadas
A capacidade de distinguir objetos com pouca diferenciação de cores ou baixo contraste pode ser afetada. Além disso, as cores podem parecer menos vívidas ou perder a intensidade devido à opacidade do cristalino.
Necessidade frequente de atualizar a prescrição de óculos
A visão piora progressivamente, exigindo ajustes frequentes na prescrição de óculos para manter a visão nítida.
Dificuldade em ler ou realizar tarefas
A catarata pode dificultar a leitura, atrapalhar na hora de dirigir, dificultar sua noção de altura e espaço, podendo ocasionar acidentes graves ou domésticos.
Quais os tipos de catarata?
Além da doença em si, ela pode se manifestar de diferentes formas que definem os tipos a serem diagnosticados por um oftalmologista, seja por meio de exames ou histórico do paciente. São elas:
Catarata Senil
É o mais comum e está ligada a idade. Portanto, ela ocorre devido ao envelhecimento do cristalino, causando a perda da transparência e impedindo o paciente de seguir uma rotina normal.
Além disso, ela é dividida em três sub-tipos:
- Catarata Nuclear: Afeta a parte central do cristalino, a região chamada de núcleo. Causa visão embaçada, dificuldade de enxergar à noite e percepção de cores desbotadas;
- Catarata Cortical: A opacidade começa nas bordas do cristalino e se estende em direção ao centro. Pode causar manchas em seu campo de visão e vista embaçada;
- Catarata Subcapsular Posterior: Ela afeta a parte de trás do cristalino, logo atrás da cápsula que o envolve. É mais comum em pessoas com diabetes e pode causar visão embaçada ao ler.
Catarata Traumática
São causadas por algum trauma ou lesão sofrida, como um golpe no olho. A lesão pode danificar as fibras do cristalino, levando a formação da catarata.
Catarata Secundária
Esse tipo pode se desenvolver como resultado de outras condições médicas, como diabetes, uso de medicamentos esteroides, exposição à radiação ou trauma ocular.
Catarata Congênita
Alguns bebês já nascem com catarata ou desenvolvem nos primeiros anos de vida. Isso pode ser causado por fatores genéticos, infecções durante a gravidez ou lesões oculares no nascimento.
Onde tratar Catarata em Teresina?
A Clínica Tércio Rezende é referência no tratamento de catarata em Teresina. E, se você é beneficiário do convênio CASSI, você tem acesso especializado para consultas e realização de exames com uma estrutura preparada e profissionais habilitados.
Além das consultas e exames, temos disponível em nossa clínica a realização da cirurgia de catarata que é a única forma de tratamento para a catarata. Conheça mais, clicando aqui.
Cirurgia de Catarata em Teresina: Descubra como pode restaurar a sua visão
Nossa clínica conta com mais de 25 oftalmologistas especializados para promover uma melhora na qualidade de saúde de nossos pacientes.
Não deixe a catarata atrapalhar a sua vida, agende uma consulta e cuide da saúde dos seus olhos.